sexta-feira, junho 18, 2010

Sobre perfumes e um pouco mais

Sou apaixonada pelo universo da perfumaria. De nossas típicas manias de mulher, uma das que mais causa mais frisson em praticar é a saída do banho deixando seu rastro de perfume (seja creme, perfume, óleo corporal, etc), pode-se dizer que é praticamente uma renovação diária de si mesma. Não saio de casa sem um querido e pequeno frasco na bolsa, nunca se sabe. Enfim, tenho que unir uma das áreas mais cheirosas da minha vida ao veg, right? Vamos lá.

http://raizculturablog.files.wordpress.com/2008/09/perfume.jpg

O básico do básico é o desenvolver do perfume na sua pele. Sua evolução é composta por três momentos (as notas olfativas) que formam a personalidade dele:
  • Notas de cabeça: a primeira coisa que você sente quando borrifa, logo evapora para a entrada da segunda parte.
  • Notas de coração: aqui está identidade do perfume, é o verdadeiro cheiro que irá ficar em sua pele.
  • Notas de fundo: por fim, o cheirinho final. As notas fixadoras que vão encorpar a fragrância.
Estes são os ingredientes mais fáceis de você descobrir em um perfume, não precisa ficar revirando a caixinha até saber pois, geralmente, as notas são amplamente divulgadas pela marca. Sabendo isso vamos à próxima parte. Depois de muita pesquisa, infelizmente notei vários ingredientes derivados de animais que podem estar na composição do produto. No site da PETA (e PEA) encontrei uma lista muito útil com alguns ingredientes frequentemente utilizados. Pode haver mais ou algum não estar listado. A solução? Pesquisa, sempre.

Listinha amiga - dos itens relacionados a perfumes - para facilitar nossa vida:

Ácido Caprílico (Caprylic Acid)
Ácido líquido e gorduroso do leite de vaca ou cabra. Encontrado em perfumes e sabonetes. Possui derivados, como o Triglicerídeo Caprílico.
Alternativa: Fontes vegetais, como óleo de palma e de coco.

Almíscar, Almiscareiro (Óleo de Civet ou Musk Oil)
Secreção seca obtida dolorosamente dos órgãos genitais do cervo almiscareiro, castor, rato silvestre e outros. Gatos selvagens são capturados e mantido em gaiolas em condições horríveis e são chicoteados ao redor dos genitais para produzir o odor. Castores são pegos em armadilhas, cervos são caçados com tiros. Usado na fabricação de perfumes.

Ambergris
Dos intestinos de baleias. Usado como um fixador em perfumes ou como realçador de sabor em produtos alimentícios ou bebidas.
Alternativa: Fixadores sintéticos ou de origem vegetal.

Esteróide, Esterol (Steroids Sterols)
De várias glândulas de animais ou de fontes vegetais. Esteróides inclui esteróis. Esteróis são álcoois de animais ou plantas (ex: colesterol). Em cremes, loções, condicionadores de cabelo, perfumes etc.

Estrogênio, Estradiol (Estrogen Estradiol)
Hormônio feminino obtido da urina de éguas grávidas. Usado em cremes, perfumes e loções. Possui efeito insignificante em cremes e restauradores da pele, fontes emolientes vegetais são consideradas melhores.

Mais? Claro. Agora, no geral, outros ingredientes conhecidos:

Ácido Láctico
Usados em esfoliantes e cremes anti-rugas.
Alternativa: Ácido cítrico ou glicólico.

Albúmen, Albumina (Albumen, Albumin)
Proveniente de ovos, leite, músculos, sangue e vários tecidos e fluídos vegetais. Em cosméticos a albumina geralmente é derivada de claras de ovos e usada como agente anti-coagulante.

Aminoácidos (Amino Acids)
Blocos construtores de proteína em todos os animais e plantas. Usado em cosméticos, xampus etc..
Alternativa: Sintéticos e vegetais.

Aminoácido da Seda
"Para a produção da seda o casulo é fervido com a larva dentro. O pobre animal se contorce quando é submetido a essa morte dolorosa." - Cozinhando Sem Crueldade, pág. 215.

Biotina, Vitamina H, Vitamina B
Pode ter origem animal ou vegetal.
Alternativa: Fontes vegetais.

Carmim, Cochonilha, Ácido Carmínico (Carmine, Cochineal, Carminic Acid)
Pigmento vermelho obtido através da compressão da fêmea do inseto cochonilha. De acordo com estimativas, 70.000 insetos precisam ser mortos para produzir cerca de 450 gramas deste corante vermelho. Usado em cosméticos, pós, ruges, xampus. Pode causar reação alérgica.
Alternativa: Suco de beterraba (não possui qualquer toxidade).

Caroteno, Provitamina A, Beta Caroteno
Um pigmento encontrado em tecidos animais e vegetais.
Alternativa: Fontes vegetais.

Cera de Abelha, Geléia Real, Mel, Pólen, Própolis (Bee Wax, Royal Gelly, Honey, Pollen)
"Ao contrário do que muitos pensam, a produção de mel também é responsável pela crueldade com animais. Muitos criadores matam as abelhas no inverno para não ter que gastar para protegê-las do frio. Além disso, para inseminar artificialmente as abelhas rainhas, é "tirado" esperma do zangão com o método cruel de esmagar suas cabeças. A decapitação gera um impulso elétrico tão forte que o animal ejacula." - Cozinhando Sem Crueldade, pág. 214.

Cerdas Naturais ou Crinas (Pêlos de Animais)
Usados em escovas e pincéis.
Alternativa: Sintéticos.

Colágeno (Collagen)
Proteína fibrosa, de natureza mucopolissacarídica, que é constituinte essencial da substância intercelular do tecido conjuntivo. Geralmente proveniente de animais. Pode causar alergias.
Alternativa: Proteína da soja, óleo de amêndoas etc..

Elastina (Elastin)
Proteína elástica, encontrada nos ligamentos do pescoço e nas paredes arteriais das vacas. Similar ao colágeno. Não afeta a elasticidade da pele.
Alternativa: Sintética, proteína de fontes vegetais.

Gelatina, Gel (Gelatin Gel)
Proteína obtida de pele, tendões, ligamentos e/ou ossos fervidos com água. De vacas e porcos. Utilizada em xampus, máscaras faciais, e outros cosméticos.
Alternativa: Carragena, algas (algina, agar-agar, kelp), dextrina, goma de algodão, gel de sílica.

Glicerina, Glicerol (Glycerine, Glycerol)
Substância líquida, incolor e xaroposa, que é o princípio doce dos óleos e a base dos corpos gordos conhecidos. Geralmente é produzida a partir da gordura animal.
Alternativa: Glicerina vegetal e sintética.

Goma Laca (Shellac Resinous Glaze)
Excreção resinosa de determinados insetos. Utilizada em laquês para cabelo.
Alternativa: Cera de plantas.

Lactose (Lactose)
Açúcar do leite dos mamíferos.
Alternativa: Açúcar do leite de plantas.

Lanolina (Álcool de Lanolina Acetilado)
A lanolina é uma emulsão de gordura de lã, resíduo obtido na lavagem da lã de carneiro. "Para aumentar o lucro, cientistas têm criado espécies de ovelhas que têm lã em demasia. Isso faz com que muitas ovelhas morram de calor no verão, enquanto outras morrem de frio no inverno depois de terem sua lã extraída." - Fonte: Cozinhando Sem Crueldade, pág. 215. Evite igualmente usar roupas de lã (outras denominações: cashmere, pashmina, mohair, merino).

Panthenol, Dexpanthenol, Panthenyl, Vitamina B- Provitamina B-5
Pode ter origem animal ou vegetal.
Alternativa: Fontes vegetais ou sintéticos.

Pó ou Proteínas da Seda (Silk)
Seda é a fibra brilhante feita pelo bicho-da-seda para formar seus casulo. Os bichos são fervidos em seus casulos para retirar a seda. Pó de seda é obtido da secreção do bicho-da-seda. É usado como corante em pós faciais, sabonetes etc.. Pode causar severa reação alérgica na pele e reações sistemáticas (por inalação ou ingestão).

Progesterona (Progesterone)
Hormônio utilizado em cremes anti-rugas.
Alternativa: Sintético.

Proteínas Hidrolizadas
Podem ter origem animal.
Alternativa: Proteína de soja.

Queratina (Keratin)
Proteína insolúvel, principal constituinte da epiderme, unhas, pêlos, tecidos córneos e esmalte dos dentes. Pode ser obtida nos chifres, cascos, penas e pêlo de vários animais. Utilizada em condicionadores de cabelo, xampus, soluções para permanente.
Alternativa: Óleo de amêndoas, proteína de soja, óleo de amla (do fruto de uma árvore indiana), cabelo humano proveniente de salões (que iriam para o lixo). Alecrim e urtiga dão corpo e força aos cabelos.

Quitosana (Chitosan)
Fibra derivada de crustáceos, como siris e caranguejos. Usado em cosméticos.
Alternativa: Fambroesas, inhame, legumes, apricots secos e muitas outras fontes vegetais.

Tirosina (Tyrosine)
Aminoácido hidrolisado da caseína. Utilizado em cremes.

Tutano
Medula dos ossos de boi.

Uréia, Carbamida, Ácido Úrico (Urea, Carbamide)
Excretada da urina e outros fluídos corpóreos. Usada em desodorantes, pasta de dentes com amônia, enxaguantes bucais, tintura p ara cabelos, cremes para mãos, loções, xampus etc. Derivados: Ácido Úrico.
Alternativa: Dintéticos.

Vitamina A ou Retinol
Pode ser obtida de fígado de peixes, gemas de ovos, manteiga. Também pode ter origem vegetal, como no germe de trigo.

Vitamina D, Ergocalciferol, Vitamina D-2, Ergosterol, Provitamina D-2, Calciferol, Vitamina D-3
A Vitamina D pode ser obtida de óleo de fígado, leite ou gemas de ovos. A vitamina D-2 pode ter origem animal ou vegetal. A Vitamina D-3 tem sempre origem animal.
Alternativa: Fontes vegetais ou minerais, sintéticos.

Para mais, é só conferir o site da Peta ou PEA nos links que passei alguns parágrafos acima.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-perfume/imagens/essencias.jpg

Ah, devido à dificuldade de obtenção, ao alto preço e questões éticas e ambientais, estas essências são geralmente substituídas por similares sintéticos. Vale a pesquisa ou recorrer ao "amigo" nosso de cada dia, o SAC da empresa.

Realmente é muito difícil se manter totalmente vegan/cruelty free. A minha cidade é pequena, mas vejo que mesmo comprando pela internet as coisas são muito limitadas. Viver na contramão do mundo demanda muita força de vontade, porque é tão mais fácil consumir sem se saber da procedência, é tão fácil não se importar. Ser minoria é difícil. Mas antes de minoria, se lembre que você é indivíduo único provido de um cérebro que pode pensar sozinho. Pesquise, leia, entenda. Nem que seja pra criticar. Pense por si mesmo e não pela opinião geral.

Novamente, perfumes. Três diquinhas úteis:
* quando você experimentar um perfume em loja, faça uma horinha antes de comprar para que você possa sentir o perfume em si, ou seja, as notas de coração.

* cuidado com o verão, quanto maior a temperatura, mais o perfume exala. Também vale para excessos, todo mundo fica feliz quando o cheiro não é invasivo.

* não compre baseado nos outros, teste em você primeiro. A pele realmente reage com o perfume fazendo ele levemente diferente para cada pessoa - leve em conta sua percepção do cheiro.

1 comentários:

Thiago Almeida disse...

É muito bom quando vc lê um assunto sem ter noção do que é. Eu sou um leigo em perfumes, comecei a usar a pouco tempo (isto pq minha namorada adora o cheiro do tal perfume, é claro que lucro muito usando ele =P). Gostei do post, muito informativo, não me sinto tão leigo assim.

Abraços e até =)

Ps: Gostei da polenta la de cima.